sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Minha versão de uma antiga estória

O bambu e o Carvalho


Vocês conhecem o conto do bambu e do carvalho?
O carvalho é uma árvore frondosa e imponente, linda, majestosa, é uma das mais fortes e belas árvores que se pode ver numa floresta. Já o bambu é bem menos robusto é magrinho e tem uma aparência bem frágil. Porém quando vêm as tempestades com seus ventos e tiram quase tudo do lugar, o carvalho cai, é arrancado com raiz e tudo, não consegue se manter com as adversidades do tempo. Já o bambu com toda a sua singeleza se dobra, se curva, e... não cai, porque é flexível. O bambu é bem menos forte que o carvalho mas tem a flexibilidade necessária para suportar as tempestades e quando elas acabam ele volta a sua posição original, lindo e ainda mais forte e resistente.

Vamos aprender com as árvores que em seu silêncio tanto no ensinam! Vamos aprender a ser mais maleáveis, mais flexíveis. O carvalho não pode mudar ele nasceu carvalho e o será por todos os anos que existir. Mas nós podemos! Podemos mudar nossa forma de pensar, nossa forma de agir e assim passaremos pelas adversidades da vida e quando vierem as tempestades virando tudo de cabeça para baixo, passaremos por ela, e quando ela acabar e for embora, nos levantaremos mais fortes do que antes e ainda bem mais resistentes.


3 comentários:

  1. Nestes tempos de "certezas aprisionadas" , por não dizer outra coisa, se faz necessário ter a maleabilidade do bambu, SIM SENHOR; porém, para isto, a retidão, nobreza (pensemos no caráter) e toda a força de espírito que a imaginação trouxer, fazem do carvalho um complemento importantíssimo (vamos abusar do superlativo) para poder atravessar está tormenta pela que passamos. Vamos cultivar nosso interior com as características do carvalho e com a singeleza do bambu. Já dissera alguém: "... temos que endurecer, sem perder a ternura..."
    Que toda a bondade do Criador nos colme de bênção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Sábias e belas são suas palavras, muito obrigada pelo complemento,
      sempre nos ajuda com sua forma tão correta de pensar. Seja sempre muito bem vindo!!

      Excluir
  2. Nestes tempos de "certezas aprisionadas" , por não dizer outra coisa, se faz necessário ter a maleabilidade do bambu, SIM SENHOR; porém, para isto, a retidão, nobreza (pensemos no caráter) e toda a força de espírito que a imaginação trouxer, fazem do carvalho um complemento importantíssimo (vamos abusar do superlativo) para poder atravessar está tormenta pela que passamos. Vamos cultivar nosso interior com as características do carvalho e com a singeleza do bambu. Já dissera alguém: "... temos que endurecer, sem perder a ternura..."
    Que toda a bondade do Criador nos colme de bênção.

    ResponderExcluir